Sobre

UM POUCO SOBRE NOSSA INSTITUIÇÃO

Quem Somos

Desde 1969 o Centro Cultural Louis Braille de Campinas dedica-se a desenvolver e incluir a pessoa com deficiência visual no meio social, oferecendo serviços e atividades educacionais, culturais, sociais e de bem estar físico e psicológico. Atendendo usuários a partir dos 6 anos de idade, já inseridas no ensino fundamental, não restringido a idade máxima. A idade média dos usuários é de 40 anos. A cobertura do serviço de atendimento abrange a região metropolitana de Campinas.

O Centro Braille oferece também as pessoas da sociedade que não apresentam deficiência visual, a possibilidade de adquirir conhecimentos específicos de código braile, software de voz e outros. Contribuindo também com palestras à escolas, ministradas por voluntários e/ou usuários da instituição.

Propósito

– Promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários das pessoas com deficiência visual.

Valores

– Respeito; Dedicação; Responsabilidade Social; Autonomia

Missão

– Desenvolver a autonomia e a criticidade da pessoa com deficiência visual, possibilitando-lhe inclusão total no meio social, onde terão a oportunidade de desenvolver a cidadania plena

 

Quem foi Louis Braille?

Nossa instituição, assim como muitas outras, leva o nome Louis Braille. Mas quem foi Louis Braille? Louis Braille nasceu em 1809 na cidade de Coupvray na França. Perdeu a visão aos 3 anos de idade em decorrência de um acidente enquanto brincava na oficina de seu pai. Aos 10 anos, ingressou na Escola para cegos Valentin Hauy, onde se destacou como organista. Mais tarde tornou-se diretor da escola, onde também lecionou.

Foi alfabetizado através do uso de letras móveis, as quais eram de dimensões bastante ampliadas, o que dificultava o seu manuseio na construção de palavras, não sendo os seus resultados tão eficazes, em relação ao esforço despendido.

Ao longo de sua vida, Louis Braille dedicou-se à defesa dos direitos e melhoria da qualidade de vida do cego. Inspirado em um código utilizado pelo exército francês, Louis Braille desenvolveu o sistema de escrita e leitura para cegos, batizado com seu nome. O sistema Braille é a combinação de seis pontos, os quais, utilizados em diferentes posições, formam o alfabeto, pontuação, acentuação e numeração, com caracteres em relevo, que permitem a inclusão do cego ao universo da cultura.

COMEMORAÇÃO - Braille 48 anos SAIBA MAIS

AMOR CARINHO E DEDICAÇÃO

NNa última semana de agosto, aconteceu a semana cultural e a comemoração dos 48 anos do Braille.

Tivemos uma linda apresentação do coral dos dedicados usuários das oficinas de musicalização, além de outras atividades especiais!

NOSSOS PARCEIROS 

 

O BRAILLE

Desde 1969 o Centro Cultural Louis Braille de Campinas dedica-se a desenvolver e incluir a pessoa com deficiência visual no meio social.

COMPARTILHE 

LOCALIZAÇÃO

FOTOS DO BRAILLE